Manometria Anorretal

Manometria anorretal é um procedimento realizado para avaliar pacientes com constipação ou incontinência fecal. O exame mede basicamente as pressões dos músculos do esfíncter anal, a sensação no reto e os reflexos neurais que são necessários para executar os movimentos normais do intestino.

Pode ser realizado em qualquer idade. Não requer (nem permite) anestesia ou sedação, por ser um exame pouco invasivo e indolor e prescindir da participação consciente do paciente

Preparo para o procedimento:

Normalmente não se faz nenhum preparo. A alimentação deve ser a habitual. No caso de pacientes com prisão de ventre, pode ser solicitado o uso de algum supositório na manhã do exame. O ideal é que o paciente já tenha evacuado antes do exame. Pode-se tomar qualquer medicação regular até 2 horas antes do estudo. O procedimento do exame leva cerca de 20 minutos. Será solicitado vestir um avental. O médico ou enfermeiro irá explicar o procedimento, obter uma história breve de saúde e responder a quaisquer perguntas que possa haver.

Como é feito o procedimento?

O paciente, em seguida, deita-se sobre seu lado esquerdo. Uma pequena sonda flexível, do calibre de um termômetro, com um balão na extremidade é inserido no reto. O cateter é conectado a um aparelho que mede basicamente pressões. Durante o procedimento, o pequeno balão anexado ao cateter pode ser inflado no reto para avaliar as vias de reflexos normais.

A enfermeira ou técnico também pode pedir ao paciente para efetuar movimentos comuns como: esforço para evacuar, para prender, ou mesmo relaxar em vários momentos do exame. As pressões do músculo esfíncter anal são medidas durante cada uma dessas manobras. Para prender, o paciente aperta os músculos do esfíncter, como se tentando impedir que alguma coisa fosse sair. Para forçar a evacuação, as tensões serão dirigidas para baixo como se tentando ter um movimento de evacuação.

O que pode ser apreendido a partir manometria anorretal:

A área anal e retal contém músculos especializados que são úteis para regular a passagem correta do conteúdo intestinal, resultado dos movimentos intestinais (gases e fezes). Normalmente, quando o conteúdo entra no reto, o músculo esfíncter anal aperta-se como um reflexo para impedir a passagem de fezes, principalmente se o reflexo ocorrer em momento inconveniente. Se este músculo é fraco ou não contrai de forma adequada, a incontinência (perda de gases ou fezes) pode ocorrer. Normalmente, quando uma pessoa força uma evacuação, relaxa os músculos do esfíncter anal. Assim, a diminuição das pressões permite a evacuação de fezes. Se os músculos do esfíncter não fizerem movimentos coordenados ou adequados, poderá contribuir para a constipação.

A manometria anal avalia a força dos músculos do esfíncter e se eles relaxam adequadamente. Fornece informações úteis para o médico no tratamento de pacientes com incontinência fecal ou constipação acentuada.

Pode também ser solicitada para casos de pré-operatório de fissura, hemorroidas ou prolapso, com a intenção de se estudar a anatomia local e suas capacidades funcionais.

Existem muitas causas de incontinência fecal. O músculo do esfíncter anal fraco ou a sensibilidade do reto diminuída podem contribuir para a incontinência fecal. Se estas anormalidades estão presentes, elas podem ser tratadas.

Riscos de manometria anorretal:

A manometria anorretal é um procedimento seguro e de baixo risco e é pouco provável causar qualquer dor. As complicações são raras: é possível que um pequeno sangramento possa ocorrer se o paciente estiver com uma lesão prévia. Se você é alérgico ao látex, você deve informar ao enfermeiro/técnico antes do teste, para que o balão do cateterseja substituído por um de vinil.

Fonte: Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia

http://www.sbmdn.org.br/manometria-anorretal/ - acesso em 21/05/2019